Acompanhando a redução taxa da Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) a média anual de juros do crédito rotativo caiu para 441,76% em Janeiro de 2017, ante 453,74% a.a praticado em Dezembro do ano passado, tal informação foi repassada pela Associação Nacional dos Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
- Tendência de redução da Selic;
- Queda da inflação;
- Novas regras do rotativo que impedem o uso do rotativo por mais de 30 dias;
- Permissão de diferenciação de preços de acordo com a forma de pagamento – o que aumenta a concorrência e cria uma disputa entre as formas de pagamento;
O Governo Federal está empenhado em reduzir drasticamente os juros do cartão de crédito. Pela primeira vez o setor vem passando por uma série de mudanças, veja o que já foi anunciado:
- Estabelecimentos devem receber pelas vendas em até 2 dias (e não mais 30 dias como ocorre atualmente);
- Rotativo só poderá ser utilizado por 30 dias, depois o cliente deve quitar a fatura ou utilizar uma linha de crédito mais barata;
- Projeto de lei quer limitar os juros do rotativo em até 2x o valor do CDI;
- Fim da exclusividade de máquinas com bandeiras de cartões de crédito;
- Estabelecimentos podem diferenciar o preço de acordo com a forma de pagamento;
As mudanças anunciadas são positivas, já era hora do setor ser regulado, afinal, os juros praticados atualmente são abusivos, agiotagem pura. De acordo com Douglas Teixeira, especialista em finanças: “Em Março/Abril de 2017 devemos ver uma redução drástica nos juros dos cartões de crédito assim que a nova medida que limita o uso do rotativo entrar em vigor.”
Deixe uma resposta