Quem preenche e garante o pagamento do cheque administrativo é o banco emissor (divulgação) |
COMO FUNCIONA O CHEQUE ADMINISTRATIVO
- Ter o valor do cheque administrativo em conta bancária, pois ele será bloqueado para garantia do pagamento do cheque;
- Caso não seja correntista, é possível emitir o cheque em qualquer banco, porém é necessário levar o valor do cheque, o que não é seguro em caso de transações de alto valor;
- Dados da pessoa que vai receber o cheque;
- RG (ou CNH) e CPF da pessoa que vai emitir;
COMO SOLICITAR UM CHEQUE ADMINISTRATIVO
A solicitação do cheque administrativo deve ser feita junto ao banco no qual possui a quantia que vai ser utilizada para o pagamento do cheque. O cheque administrativo é emitido na hora, o próprio banco é quem fará o preenchimento.
O custo para se emitir um cheque administrativo varia muito de acordo com a instituição. Normalmente ele custa entre R$9,00 e R$30,00 e é cobrado por solicitação (folha). Devido ao alto custo, ele só deve ser utilizado para compras de alto valor, tal como, compra de uma casa, apartamento, terreno, automóvel, etc, tudo aquilo cuja quantia não possa ser paga em espécie devido ao risco.
CHEQUE ADMINISTRATIVO x TED
O cheque administrativo está caindo em desuso, pois ele vem sendo substituído pela Transferência Eletrônica Disponível (TED), uma transferência bancária cujo valor cai na conta do destinatário no mesmo dia, normalmente dentro de alguns minutos.
Além disso, a TED é muito mais fácil de enviar, pois o comprador pode fazer a transferência via internet pelo computador, celular ou tablet, basta ter acesso ao internet banking da instituição. Diferentemente do Cheque Administrativo, a TED pode ser enviada gratuitamente através de contas digitais.
Para quem não tem acesso ao internet banking ou não tem essa função liberada devido ao limite, a melhor solução é emitir um cheque administrativo ao comprador.
A compensação do cheque administrativo é feita da mesma forma que o cheque convencional, que é compensado em até três dias úteis.
Deixe uma resposta