A praticidade do débito automático é indiscutível. Sem o serviço cadastrado o consumidor acaba obrigado a realizar pagamentos de forma individual, pior ainda é se tiver que pegar fila em um banco ou casa lotérica para conseguir realizar o pagamento.
COMO CADASTRAR
Para cadastrar é necessário que o cliente tenha o “Código de Cadastramento em Débito Automático”, com o número em mãos basta entrar em contato com o banco que é titular de uma conta corrente ou poupança e pedir o cadastramento do serviço.
O cadastro no débito automático também pode ser feito pelo Internet Banking do seu banco, basta ter o código de cadastramento.
O cadastramento não é imediato, normalmente ele demora até 15 dias para ser efetivado após a solicitação.
Após ter a conta cadastrada em débito automático o “débito” (pagamento) será feito automaticamente pelo banco, basta que na data de vencimento o titular da conta tenha o saldo necessário para pagamento.
Normalmente aparece no extrato bancário a descriminação dos Lançamentos Futuros, dessa forma é possível identificar quais são os débitos que estão programados para pagamento em sua conta corrente ou poupança.
Uma dica importante é sempre ficar atento no extrato bancário, dessa forma, caso seja identificado um lançamento futuro com valor incorreto é possível fazer o bloqueio e, posteriormente, entrar em contato com o responsável pela cobrança.
Deixe uma resposta