A clonagem de cartões é um problema que, infelizmente, ainda assola o brasileiro, nem mesmo a adoção do chip de segurança e da senha conseguiu inibir este tipo de fraude bancária. É importante que o titular entre em contato com o administrador o mais rápido possível sempre que perceber alguma transação suspeita, isso pode evitar transtornos futuros. Mesmo sem seguro o cliente não fica no prejuízo, pois a responsabilidade pela segurança e prevenção de fraudes é da administradora.
Dica: sempre monitore o uso do cartão de crédito, preferencialmente utilize um serviço de alerta da administradora.
Sempre que perceber alguma transação suspeita, entre em contato com a administradora, diga que não reconhece determinada compra. Quando o cliente contesta uma transação a primeira providência é, normalmente, o cancelamento do cartão de crédito atual e a emissão de uma segunda via, isso evita que fraudes continuem.
Após contestar a compra o banco abre uma investigação, se constatada a fraude o valor da compra é retirado de sua fatura.
- Número do Cartão;
- Data de validade;
- Código de segurança;
Alguns sites são mais rigorosos quanto a aprovação de compras com cartões, exigindo a comprovação da identidade do comprador, contudo, a maioria não realiza a verificação, facilitando as fraudes bancárias.
Então, qualquer pessoa que tenha tido contato com o seu cartão poderá anotar ou fotografar essas informações e utilizar em uma posterior compra fraudulenta na internet. Uma dica é ocultar o código de segurança com um adesivo, inibindo fraudes.
SMS ALERTA – Alguns bancos e administradoras de cartões de crédito (Itaucard, Bradesco, Credicard, etc) disponibilizam um serviço de alerta de transações por mensagens SMS no celular, ele alerta toda e qualquer transação que for realizada com o cartão, isso pode lhe ajudar a perceber a fraude praticamente no momento em que ela acontece, facilitando a comunicação ao administrador, pois quanto mais rápido for a comunicação, mais rápido a transação fraudulenta é cancelada pela administradora.
A adesão ao serviço de mensagem é, normalmente, gratuita. Para ativar o serviço entre em contato com a administradora e informe o número de seu telefone celular, autorizando o envio de mensagem.
Deixe uma resposta