A Visa usará a localização do celular do titular do cartão de crédito para aprovar compras, sistema de segurança dispensará o aviso viagem para liberar transações no exterior.
A Bandeira Visa anunciou o lançamento de um novo serviço que tem o objetivo de pôr fim ao aviso viagem dos cartões, por meio do Mobile Location Confirmation o usuário terá a sua localização do celular rastreada para validar as compras, dessa forma o usuário cadastrado no serviço ficará dispensado de fazer o aviso viagem. Por exemplo, o usuário realiza uma compra presencial em Nova York, para que a transação seja aprovada é necessário que o seu smartphone mostre a mesma localização, dessa forma será possível combater fraudes, dando mais segurança ao meio de pagamento.
Não será necessário que o usuário esteja conectado a internet no momento da compra, basta que a sua localização esteja atualizada no país de destino, dessa forma o aviso viagem é automaticamente acionado, uma vez que a bandeira identifica que o cliente está naquele determinado país.
O serviço visa também ajudar os consumidores, pois muitos esquecem de entrar em contato com suas administradoras para informar as datas e países em que pretende utilizar o Cartão de Crédito.
A novidade estará disponível através de um aplicativo que será lançado em breve pela bandeira. O app poderá ser instalado em smartphones ou tablets. O software é capaz de registrar a geolocalização do usuário no momento em que ele se conectar a internet, essa informação é anexada ao sistema de segurança do Cartão de Crédito. No momento da compra os dados são cruzados (onde o aparelho aponta a localização e o endereço do estabelecimento em que a compra foi realizada).
A utilização do novo serviço depende dos bancos e administradoras de cartões de crédito, isso porque eles precisam aderir ao novo serviço. A recomendação da bandeira é que todo o processo de cadastro da nova ferramenta seja realizado online, sem que o usuário precise ligar para a administradora para ativar a ferramenta. No momento, não há nenhuma administradora ou banco brasileiro cadastrado no serviço. Por enquanto, apenas algumas instituições financeiras dos Estados Unidos contam com o serviço disponível para seus clientes.
Não existe prazo para liberação da funcionalidade no Brasil, pois ela depende principalmente do interesse da administradora ou banco administrador do Cartão de Crédito.
Deixe uma resposta