O consumidor poderá cancelar os seguros de seu cartão de crédito, pois tal produto é opcional, não sendo obrigatória a sua contração. Saiba como efetuar o cancelamento.
O custo para manter um Cartão de Crédito é alto, isso porque o produto financeiro inclui diversas tarifas, como seguros e anuidades. A cobrança do seguro só pode ser feita com a autorização do cliente, pois o seguro é considerado um item opcional, mesmo o de perda e roubo.
Ao ligar na Central de Atendimento ao Cliente é praticamente impossível não ser convidado a adquirir um seguro perda e roubo, isso porque os atendentes costumam ganhar uma “comissão” pela venda desses produtos. Apesar de barato, no longo prazo o valor desembolsado pode fazer uma grande diferença.
O seguro de R$5 por mês por exemplo, custará R$60 ao ano. Esse custo somado ao valor da anuidade será bastante expressivo. A desculpa para manter esse seguro é sempre que ele é muito barato, o atendente normalmente divide o valor mensal do seguro por 30 dias, com isso o valor representa míseros centavos, porém lembre-se que ao final de um ano esse valor que você paga a administradora poderá fazer toda a diferença.
Some o valor anual gasto com os seguros com o valor da anuidade, você vai se assustar com o valor absurdo que você desembolsa para manter um cartão de crédito.
Como cancelar o seguro
Sabendo que a contratação do seguro é opcional, saiba como realizar a solicitação de cancelamento. O pedido deve ser feito por meio da central de atendimento, no banco ou por escrito.
A administradora não poderá se recusar a efetuar o cancelamento do produto, pois como dito anteriormente trata-se de um serviço opcional.
Não faz muito sentido contratar o “seguro perda e roubo” básico pois seus benefícios já são garantidos em lei. O consumidor não é obrigado por pagar pelo que não consumiu, é de responsabilidade da adm. verificar se é realmente o titular do cartão que efetuou a transação, sendo assim, mesmo que não tenha seguro a transação que não for reconhecida por você deverá ser retirada pela administradora.
Para estimular a contratação do seguro muitos deles são premiáveis, ou seja, o cliente ainda concorre a prêmios todos os meses. Porém saiba que a probabilidade de ganhar é muito remota, já que muitas vezes é menor do que ganhar na loteria.
Se você está sendo cobrado por um seguro e não se recorda de ter contratado, entre em contato com o banco e peça a devolução dos valores pagos indevidamente.
Deixe uma resposta