Antigamente o CPF era emitido em um cartão de plástico azul, bem semelhante a um cartão de crédito. No entanto, nos últimos anos ele passou a ser emitido pela internet, por conta disso foi substituído por um simples comprovante com autenticação de segurança impressa. Se você perdeu o seu documento, veja como é fácil tirar uma segunda via através da internet, serviço é disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal.
Para utilizar é preciso que o interessado já possua o Título de Eleitor. Caso você ainda não possua deverá comparecer a um correspondente credenciado, pode ser Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Emissão do Comprovante do CPF
O procedimento para emitir um Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física é bem simples de ser efetuado, pode ser feito a qualquer momento pela internet através do site da Receita Federal do Brasil (RFB). É necessário apenas que o cidadão saiba alguns dados básico como:
- Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Nome completo (igual no CPF);
- Nome da mãe;
- Data de nascimento;
- Número do Título de Eleitor;
Procedimento
- Acesse o site da Receita Federal – geração de comprovante do CPF
Preencha o formulário com seus dados. Em seguida selecione [enviar]. Caso todas as informações estejam corretas será gerado o Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física. Ele deverá ser impresso ou então salvo no seu computador para posterior impressão. O documento é bem simples, porém ele contém uma autenticação de autenticidade, através dela qualquer cidadão pode consultar a veracidade do documento diretamente no site da Receita Federal.
Para confirmar a autenticidade de um Comprovante de Inscrição ou da situação cadastral do CPF basta realizar o procedimento abaixo:
Informe os seguintes dados: número do CPF, código de controle, data de emissão, hora de emissão, dígito verificador e local que ele foi emitido. Essas informações estão impressas no próprio comprovante, em seguida selecione [consultar]. Caso todas as informações estejam corretas será apresentado a confirmação de que o documento é verdadeiro ou então de que ele não é autêntico.
Deixe uma resposta