LCIs e LCAs podem deixar de ter isenção de Imposto de Renda.
Os investimentos em LCI (Letras de Crédito Imobiliários) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são opções isentas de Imposto de Renda, sendo um dos produtos de renda fixa para quem quer diversificar sem ter que investir em CDBs, cuja alíquota de IR é regressiva.
A isenção de Imposto de Renda, no entanto, pode estar com os dias contados! O ministro Paulo Guedes já sinalizou que pretende acabar com a isenção do investimento; assunto esse que já vinha sido discutido durante o Governo de Michel Temer.
No projeto de Temer, o fim da isenção do tributo geraria um ganho de, ao menos, 1,3 bilhão para a máquina pública só em 2020.
O setor imobiliário e o agronegócio devem ser impactados com o fim da isenção, pois esses investimentos são a principal fonte de captação do setor privado.
Esses investimentos, no entanto, são restritos a alguns bancos, visto que o montante captalizado só pode ser investido no setor imobiliário ou no agronegócio, de acordo com o produto. Diferentemente do CDB (Certificado de Depósito Bancário) que já está disponível em quase todas as instituições financeiras.
LCA E LCI PODE PERDER ATRATIVIDADE
Se o fim da isenção de impostos para LCA e LCI for confirmado, esses investimentos se tornaram cada vez menos atrativos para o consumidor, pois hoje, o principal benefício desses investimentos em relação a outros produtos de renda fixa está na isenção tributária.
A tendência é que as LCIs e LCAs saiam das prateleiras das instituições financeiras.
Ainda não se sabe se o tributo será fixo (15%) ou se teria a mesma tributação regressiva de outros investimentos.
O fim da isenção tributária das LCIs e LCAs equipararia o investimento aos CDBs. Caso os bancos não subam um percentual do CDI das LCIs e LCAs, a tendência é que esses investimentos percam a atratividade, pois sem a isenção tributária as letras acabam rendendo menos que os certificados, por exemplo.
A queda da Selic fez com que os investimentos de renda fixa rendessem cada vez menos. Se o governo tributar as LCIs/LCAs haverá menos opção no mercado de renda fixa; o que pode estipular muitos investidores a se aventurarem no mercado de renda variável.