A greve dos bancários começou há cerca de 18 dias e não tem nenhuma previsão para acabar. De um lado temos os sindicatos junto com os bancários que estão reivindicando aumento salarial (direito dos trabalhadores) e dentre outras melhorias. De outro temos os grandes bancos, que se opõem ao aumento exigido mesmo tendo lucros cada vez maiores. Quem são os verdadeiros prejudicados com isso? A população! Diferentemente do que muita gente imagina, a greve dos bancários não causa prejuízo aos grandes bancos, ela afeta a população que não utiliza de tecnologias bancárias.
Do lado de fora das agências temos os sindicalistas e alguns funcionários em greve. Se observar dentro da agência verá que existem muitos funcionários trabalhando, a maioria deles está ligando freneticamente para os correntistas para vender produtos e serviços.
O real prejudicado nesse impasse é a população.
A boa notícia é que cada vez menos o brasileiro precisa dos bancos. Hoje em dia já é possível até mesmo abrir uma conta-corrente pela internet ou através de um celular. A digitalização dos bancos é outra reclamação dos Sindicatos dos Bancários, pois eles alegam que a tecnologia está reduzindo o número de trabalhadores.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA INTERNET:
- Abertura de conta-corrente
- Encerramento de conta (apenas algumas instituições)
- Pagamento de contas e boleto bancário
- Transferências para contas da mesma ou de diferentes instituições
- Recarga de celular
- Solicitação de cartão de crédito
- Bloqueio ou desbloqueio de cartão
- Recuperação de senha
- Alteração de senha
- Solicitação de Empréstimo Pessoal
- Desbloqueio de cartão para uso no exterior
- Atualização de dados cadastrais
- Mudança de data de vencimento
- Emissão de segunda via de fatura
- Aumento e transferência de limites
- Fechamento de ordem de câmbio
- Solicitação de talão de cheques
- Recebimento de Western Union
- Etc – cada vez mais novos serviços são disponibilizados na internet….
O problema é que existem situações em que o comparecimento em uma agência é indispensável, são elas:
- Abertura de Conta Salário
- Bloqueio de conta e/ou cartão
- Cadastramento de biometria
- Financiamento imobiliário
- Seguro-Desemprego e FGTS
Idosos e pessoas desconectadas da tecnologia também ficam impedidos de receber o próprio salário, basta ver o número de idosos desesperados e na esperança que durante a greve tenha algum funcionário para ajudá-los a mexer no caixa eletrônico para sacar o salário.
Com o enorme avanço da tecnologia a tendência é que cada vez menos pessoas dependam de uma agência bancária e, consequentemente, menos agências existirão. Assim, o impacto da greve dos bancários – que acontece anualmente – deverá ser cada vez menor!
Deixe uma resposta