Em estabelecimentos com cortesia de estacionamento por consumo, condutor deve optar por entrar da forma tradicional.
As tags de pedágios e estacionamentos estão se popularizando no Brasil devido à facilidade de poder acessar pedágios e estacionamentos sem precisar enfrentar fila. Uma das dúvidas dos usuários que aderem a esse adesivo de pagamento automático é com relação aos estabelecimentos que oferecem gratuidade no estacionamento em caso de consumo.
Em São Paulo, por exemplo, há alguns shoppings em que o cliente ganha até 4 horas de estacionamento caso gaste um determinado valor em lojas ou no supermercado anexo. Neste artigo explicaremos o que fazer para não ser cobrado indevidamente caso tenha direito ao estacionamento de cortesia.
A cancela, geralmente, só é liberada pela tag depois que o veículo passa do botão de solicitação do cartão/ticket, isso acontece para permitir que o visitante tenha a possibilidade de optar pela entrada sem a tag, mesmo se tiver um adesivo colado no painel do veículo.
É SÓ NÃO ENTRAR PELA TAG
Para usufruir da gratuidade de estacionamento nos estabelecimentos que oferecem essa comodidade, o usuário só precisa entrar da forma tradicional. Em vários centros comerciais há cancelas com e sem o leitor de pagamento automático; caso opte por entrar sem a tag basta optar pelo acesso em uma dessas cancelas.
Há ainda a possibilidade de entrar sem a tag caso aperte o botão para solicitar o ticket/cartão. Caso o condutor faça isso, o acesso pela tag é cancelado automaticamente, daí é só pegar o cartão ou ticket e fazer a validação da gratuidade no local apropriado do estabelecimento.
Antes, eu ficava com medo de solicitar o adesivo de pagamento automático em pedágios e estacionamentos justamente porque eu costumo frequentar um hipermercado que fica anexo a um shopping e que oferece a gratuidade por 4 horas para compras acima de R$50,00.
Vale a pena ter uma tag instalada no veículo, principalmente devido ao fato que a vasta maioria das empresas estão oferecendo o adesivo de graça no primeiro ano. O cliente só paga pelos pedágios e estacionamentos que, porventura, utilizar, a cobrança pode ser feita no cartão de crédito, de forma pré-paga ou então com débito direto em conta bancária.