O Cadastro Positivo agora inclui o CPF ou CNPJ de todos os consumidores, no dia 09 de Julho de 2019 todos tiveram o cadastro feito automaticamente pelos órgãos de proteção ao crédito. A promessa é de que com o histórico de informações positivas, ficará mais fácil e mais barato de conseguir crédito, pois as empresas terão uma gama maior de informações no momento da análise de crédito.
O que não faltam na internet são vídeos de pessoas citando porque ficar e porque sair do Cadastro Positivo. Caso você queira cancelar o cadastro, saiba que o procedimento agora está mais fácil, dois dos principais birôs de crédito que gerenciam o sistema já disponibilizam o cancelamento pela internet.
O Cadastro Positivo nada mais é do que o compartilhamento da pontualidade de seus pagamentos com empresas de crédito. As empresas de água, luz, telefone, gás, etc – todos os serviços recorrentes; terão que enviar mensalmente as informações de pagamentos dos consumidores para os órgãos de proteção ao crédito. Futuramente o Cadastro Positivo também deve incluir bancos, financeiras e administradoras de cartões de crédito.
QUOD e SERASA JÁ PERMITEM O CANCELAMENTO ONLINE
O Quod e a Serasa Experian já permitem o cancelamento sem burocracia pela internet. Tudo o que o consumidor precisa fazer é acessar a tela de Cadastro Positivo nos respectivos sites, após realizar o cadastro haverá um botão onde o consumidor poderá solicitar o cancelamento do Cadastro Positivo.
Não é necessário que o consumidor solicite o cancelamento em todos os órgãos de proteção ao crédito; ao solicitar em qualquer um dos birôs de crédito o Cadastro Positivo já será automaticamente cancelado em todas as empresas que gerenciam o cadastro.
Assim, cancelando no Serasa, o Cadastro Positivo já é automaticamente cancelado na Boa Vista, SPC, Quod e todos os demais gestores.
Note que não há um consenso sobre o que acontecerá com consumidores que cancelarem o cadastro positivo. Há quem diga que a pontuação de crédito deve subir; e outros que acreditam que a pontuação poderá baixar consideravelmente pois as empresas não calcularão uma das pontuações que compõe o score de crédito.
De qualquer forma, ao cancelar o cadastro positivo o consumidor poderá voltar a partir a qualquer momento, basta fazer a adesão gratuitamente em qualquer órgão de proteção ao crédito. Tal como no cancelamento, ao fazer o cadastro em qualquer um dos birôs de crédito a adesão é feita automaticamente em todos os gestores do Cadastro Positivo.